segunda-feira

Figuras ILustres (Manuel de Oliveira)




Natural de Matados, freguesia de Chãs de Tavares no concelho de Mangualde, Manuel Oliveira apresentou- se aos 19 anos no Sporting para ser ciclista. Mas, como não levava bicicleta, acabou por experimentar o atletismo. Foi o primeiro grande fundista português levado a grande plano por Moniz Pereira.


Com seis meses de atletismo, bateu o recorde nacional de juniores de 5.000 metros, com 14.23,8, aproximando-se a pouco mais de cinco segundos do recorde nacional que Manuel Faria então detinha.

Escassos três meses depois, Oliveira estreava- se nos Jogos Olímpicos, sendo sexto nas meias- finais dos 5.000 metros com 14.15,6, novo recorde de Portugal e ibérico!

Ao ser quarto classificado nos 3.000 m obstáculos dos jogos olímpicos de Tóquio’1964, Manuel Oliveira esteve bem perto (pouco mais de dois segundos) de se tornar o primeiro atleta português medalhado olímpico, doze anos antes de Carlos Lopes ter conseguido essa proeza.

Depois da auspiciosa estreia olímpica em Roma´1960, com 20 anos (bateu o recorde nacional de 5.000 m), Manuel Oliveira começou a dedicar-se também aos obstáculos, especialidade na qual se tornaria o primeiro português abaixo dos nove minutos, em Abril de 1964.

Seis meses depois, chegava a 8.36,2, marca que lhe valeu o quarto lugar olímpico, depois de ganhar a sua eliminatória com 8.40,8.

Estaria ainda nos Jogos do México´1968, mas já sem poder brilhar. Os problemas no tendão de Aquiles, que cedo haveriam de lhe cortar a carreira, fizeram- se sentir. Entretanto, ele fora 19 vezes internacional, sagrara-se 17 vezes campeão nacional e foi recordista nacional de várias especialidades dos 1.500 aos 10.000 metros. Sucedeu-lhe... Carlos Lopes!

Os seu méritos desportivos por todos reconhecidos, tem aqui na sua terra o seu nome imortalizado com uma praça, assim como na sede do seu concelho dando o nome à rua principal de acesso ao Estádio.
A Associção de Desenvolvimento e Culura, da sua terra natal, também lhe fez uma homenagem pública, tendo ele oferecido uma pequena parte dos seus troféus, e medalhas conquistados que aí poderão ser admiradas.

Actualmente, este nosso amigo e conterrâneo o Manel "Bicharel", como é carinhosamente, conhecido por todos cá na terra, encontra-se reformado e a viver em Lisboa, mas passando a maior parte do tempo por cá na aldeia em casa da família que recuperou, dedicando-se com grande paixão à agricultura biológica para seu consumo, assim como à vitivinicultura, produzindo um tinto do Dão (só para os amigos) de altissima qualidade.

Que continues com muita saúde por cá, é o que todos os teus amigos te desejam, incluindo eu.

A. Martins

3 comentários:

Unknown disse...

Cumprimentos.

Dou-te os meus parabens por este excelente post sobre um grande atleta que representou as cores do Sporting e principalmente de Portugal.

um abraço

Dis disse...

espero pelos "cromos"


jorge lemos


.

BlackBird disse...

..mas é sempre bem vindo se vier por bem!